5 Cuidados Essenciais no Transporte de Cargas

Transportar cargas nem sempre é fácil e requer alguns cuidados para que a mercadoria chegue ao seu destino em perfeito estado e satisfaça seu cliente. Além disso, é preciso garantir toda a logística e a qualidade do serviço em si. Por isso, listamos algumas dicas para você seguir na hora do transporte da sua carga.

Antes, é preciso lembrar que, dependendo do transporte inadequado, pode ocorrer a perda total da sua mercadoria, ocasionando danos à empresa e problemas com o cliente.

Vale ressaltar, também, que cargas frágeis requerem mais atenção e cuidados especiais para que não sofram danos ao longo do trajeto. Veja esses cuidados a seguir:

1.Tenha cuidado com cada peça

Cada peça é única e particular e, por isso, precisa ser isolada separadamente das demais. Cuidado ao embrulhar várias mercadorias juntas em um só pacote – o atrito durante a viagem pode danificar todas. Separe pelo tipo de material do produto e embale com elementos que protejam da melhor forma, como isopor ou mesmo o plástico bolha. A carga é grande? Certifique-se de colocar itens almofadados ao seu redor. O imprescindível é diminuir o impacto entre as peças, eliminando o atrito e a chance de danos.

2.Faça uso de caixas

Sabe os caixotes de frutas encontrados em feiras? Podem ser extremamente úteis na hora do transporte de cargas. Isso porque, por ser feitos de madeira, têm mais resistência do que o isopor ou até mesmo o papelão, como material isolante.

O importante, dependendo dos produtos, é pensar em estruturas que sejam firmes para garantir a durabilidade e a vida da sua peça até o destino.

3.Separa os materiais mais frágeis

Na hora de empacotar todo o material para carregar o caminhão, separe os que são mais frágeis e sinalize com alguma fita, ou mesmo escreva, no exterior da caixa o que tem ali dentro e o quão frágil a mercadoria é. Deixe separadas as caixas de conteúdo mais sensível das que não são tão frágeis assim. Ao sinalizar as caixas, toda pessoa que for manuseá-las, irá tomar cuidado máximo por já saber o que tem dentro. Além disso, você garante que o próprio cliente que receberá o material também tenha cuidado no manuseio.

4.Objetos mais sensíveis devem vir em cima

Na hora de colocar a mercadoria, já empacotada devidamente, dentro do caminhão, comece colocando as mais pesadas embaixo. Vá encaixando, de maneira segura, para que evite acidentes por conta de uma freada brusca, por exemplo. As caixas que são mais pesadas devem vir primeiro e, as que são de conteúdo mais leves e frágeis, virão por cima dessas, formando uma camada sobre as demais. Isso evita que o peso dos materiais maiores danifique os produtos mais sensíveis.

5.Cuidado na hora de prender o conjunto

A ideia é sempre ter em mente que imprevistos podem ocorrer ao longo da viagem: curvas, freadas, aumento ou diminuição de velocidade etc. Assim, você garante que toda a carga será devidamente presa ao conjunto e não se soltará, balançando pelo caminhão no meio do trajeto.

Toda a carga precisa ficar bem firme para que evite danos por choques, trepidação e outros. Cuidado: se as mercadorias forem sendo despejadas ao longo da viagem, a cada carregamento, é preciso tomar todo o cuidado prévio novamente.