Goodyear reinventa pneu de camião com os novos KMAX de perfil baixo

Goodyear reinventa pneu de camião com os novos KMAX de perfil baixo

Goodyear reinventa pneu de camião com os novos KMAX de perfil baixo

A Goodyear reinventa conceito de pneu para camião com o lançamento de um novo tamanho no setor: o pneu de direção Goodyear KMAX S de baixo perfil no tamanho 375/45R22.5. Para além desta inovação na indústria, o fabricante de pneus alargou o portefólio com outro pneu de baixo perfil: o pneu do eixo motor Goodyear KMAX D no tamanho 315/45R22.5.

As novas versões dos pneus Goodyear para camião de elevada quilometragem têm um papel crucial na otimização da eficiência do transporte dos operadores de frotas, pois permitem atingir um volume superior a 100 m3 para semirreboques. Os novos pneus para camião de baixo perfil são o resultado da colaboração com o fabricante de camiões DAF no seu trator especial Low Deck e começarão por estar disponíveis apenas como equipamentos de origem (OE) para os tratores CF e XF Low Deck da DAF.

Os novos pneus são o pneu de direção Goodyear KMAX S no tamanho 375/45R22.5 e o pneu de tração Goodyear KMAX D no tamanho 315/45R22.5. O 375/45R22.5 é um tamanho novo para o setor e foi acrescentado pela Organização Técnica Europeia do Pneu e da Jante (ETRTO na sigla inglesa) à lista oficial de tamanhos. Os dois novos pneus para camião de baixo perfil da Goodyear constituem um avanço importante para o segmento do transporte de mercadorias, em que se procuram continuamente melhorias ao nível da toneladas/km respeitando sempre as limitações de altura impostas aos veículos.

No sentido de maximizar a capacidade de carga superior a 100 m3, muitas frotas operam mega semirreboques com uma altura interior de 3 metros. A nova combinação de pneus ultrapassa os problemas que muitas vezes dificultam ou impossibilitam a otimização destes semirreboques. Esta reinvenção do pneu é mais um exemplo da liderança da Goodyear na indústria.

O novo pneu de tração KMAX D reduz a altura da plataforma do chassis, baixa a quinta roda 5 a 6 centímetros, para 91 centímetros, e o inovador pneu de direção KMAX S baixa o eixo dianteiro cerca de 2 a 3 centímetros. Esta situação permite manter uma distância suficiente entre o trator e o semirreboque nas manobras, o que significa que, dentro da altura máxima do veículo de 4 metros, é possível utilizar semirreboques com uma altura interna de 3 metros, maximizando a eficiência do transporte com volumes superiores a 100 m3. Os pneus permitem cargas por eixo de 8 e 11,6 toneladas respetivamente e são uma alternativa aos pneus de direção 355/50R22.5 e pneus de tração 295/55R22.5. Os novos pneus começarão por ser fornecidos à DAF como equipamento original e depois como equipamentos de reposição.

O desenvolvimento destes pneus representou um desafio tecnológico devido à combinação de baixa relação altura/largura com elevado índice de carga. Para o fazer, a Goodyear recorreu a um misto de métodos e tecnologias de engenharia, que incluem afinar a largura das nervuras do ombro do pneu de direção KMAX S juntamente com a geometria e a sequência das lamelas. Foi adotado um modelo de 6 nervuras e adaptaram-se especificamente as Nervuras IntelliMax (nervuras circulares que se ligam lateralmente). A otimização específica incidiu também no design do piso em forma de “V” dos pneus de tração motor KMAX D. Os pneus de direção e de tração apresentam na sua construção a Tecnologia Interlaced Strip patenteada pela Goodyear que consiste num inovador reforço da cintura na área da coroa do pneu. Deste modo, o pneu pode transportar mais carga com um melhor perfil de desgaste e um potencial de quilometragem mais elevado.

Comentários ao Artigo