Mega-camiões ligarão Portugal e Barcelona em Setembro

O Grupo Sesé e a Seat preparam para Setembro próximo o arranque de um serviço de mega-camiões entre Portugal e a fábrica da construtora automóvel de Martorell, em Barcelona. Mas é preciso que Portugal e Espanha o permitam.

Megatruck4-1024x639

A notícia é avançada pelos promotores à imprensa especializada do país vizinho. A ideia é utilizar os mega-camiões para transportar componentes produzidos em diferentes fornecedores portugueses até à fábrica da Seat na Catalunha. Sobre a viagem de retorno é dito que os contentores poderão vir vazios.

O Grupo Sesé já opera para a Seat um serviço de transporte rodoviário de mercadorias com recurso a mega-camiões, entre a sua plataforma de Palau Solitá i Plegamans e a fábrica de Martorell. Os dois parceiros foram, aliás, pioneiros na utilização de mega-camiões em Espanha, permitida desde há algumas semanas.

Os mega-camiões são conjuntos de 25,25 metros de comprimento e 60 toneladas de peso bruto máximo. A legislação europeia permite que circulem dentro das fronteiras de cada estado-membro e admite a realização de transportes internacionais mas apenas entre países vizinhos, desde que o acordem.

Será esse o caso do serviço a lançar entre Espanha e Portugal, que todavia necessitará do acordo explícito das autoridades dos dois países.

Em Portugal, a circulação dos mega-camiões está prevista, havendo mesmo um serviço ainda pioneiro da Luís Simões para uma papeleira na ligação ao porto da Figueira da Foz.

O Grupo Sesé prevê chegar ao fim do ano corrente com uma frota de 20 mega-camiões.

Curiosamente, o mesmo grupo espanhol esteve (ainda está?) envolvido num projecto multimodal de base ferroviária que se de destinaria a servir a indústria automóvel, entre Portugal (Auto Europa), Barcelona e além-Pirinéus.

 

Retirado de: Transportes & Negócios

Créditos de Fotografia Inicial: BonsaiTruck