Projeto revolucionário de mobilidade inteligente e sustentável vence concurso ThinkGoodMobility da Goodyear

A Goodyear e a ThinkYoung anunciam que Artur Zabczyk, estudante de 23 anos, da Universidade deTecnologia da Silésia, na Polónia, foi o vencedor da primeira edição do Concurso ThinkGoodMobilityorganizado pelas duas entidades. O Sistema de Recuperação e Gestão (MaRS) de Zabczyk é uma combinação inovadora que recicla energia dos automóveis, com uma rede de dados de trânsito em temporeal que permite minimizar o tempo e custos das deslocações.

Trata-se de um sistema inteligente capaz de reciclar qualquer tipo de energia (térmica, cinética e de impacto), produzida pelo veículo quando inicia o trajeto numa estrada com tráfego, ou seja, quando está em marcha lenta no trânsito. Além disso, o MaRS complementa a recuperação de energia com uma rede inteligente de informações que abrange todos os veículos na estrada, introduzindo em tempo real dados de velocidade, acidentes e sinais de trânsito. O sistema otimiza ainda o fluxo de tráfego e a recuperação da energia dos veículos.

O jovem, de 23 anos, declarou: “Estou muito feliz por ter ganho o primeiro Concurso ThinkGoodMobility. É uma iniciativa que oferece à minha geração a possibilidade de partilhar ideias inteligentes e sustentáveis, sobre como abordar as nossas futuras necessidades de mobilidade, com impactos positivos no ambiente e na sociedade.”

“Os jovens vão ser os pioneiros na abordagem aos novos desafios da sociedade e as suas necessidades futuras estão na essência das nossas reflexões sobre inovação.” Carlos Cipollitti, Diretor-geral do Centro de Inovação da Goodyear no Luxemburgo e membro de júri, acrescenta: “A proposta do Artur destacouse

pela sofisticação e pelo potencial de implementação. Recorrendo a tecnologia existente, o candidato criou um sistema único que melhora significativamente a eficiência tanto para o condutor como para o ambiente. O MaRS pode transformar a circulação nas cidades, dentro de muito poucos anos, reduzindo de forma radical as emissões e os custos, para além de melhorar a nossa qualidade de vida.”

“Foi muito interessante ter participado no concurso. A aprendizagem mais importante que levo enquanto engenheiro é que a tecnologia e um plano sólido de negócios têm de estar associados. Se pretendemos convencer potenciais parceiros ou utilizadores, temos de os incluir no percurso”, terminou Zabczyk.

O projeto de Zabczyk foi o vencedor entre 73 candidaturas de toda a Europa, analisadas por um júri constituído por professores das principais universidades da Europa, inovadores no domínio da mobilidade e peritos da indústria. “Foi excelente testemunhar níveis tão elevados de entusiasmo e inovação. O júri teve uma tarefa muito difícil, já que as 3 primeiras ideias tinham muito mérito. Na verdade, se for possível combinar o sucesso destes três conceitos, será possível revolucionar a mobilidade ao longo da próxima década,” explicou Jeremy White, Editor de Produto da WIRED e membro de júri.

O segundo lugar foi atribuído ao italiano Jacopo Runchi com um interessante veículo modular de 2-4 rodas, e o terceiro foi para Siddartha Khastgir, do Reino Unido, que desenvolveu um sistema de crédito e de zona inteligente alargada, premiando os viajantes que fizerem escolhas inteligentes no que se refere à mobilidade.

O Concurso está ligado à investigação e inovação da Goodyear na área do transporte do futuro e faz parte da plataforma mais abrangente ThinkGoodMobility.

 

Retirado de: AutoNews