Veículo de distribuição Inovador no Barreiro

A Câmara Municipal do Barreiro e os Transportes Coletivos do Barreiro estão a organizar uma conferência para apresentação do projeto FURBOT (Freight Urban Robotic Vehicle), que adota um conceito inovador de logística urbana utilizando veículos ambientalmente sustentáveis com custos de operacionalização reduzidos.
Tratam-se de veículos cem por cento elétricos, silenciosos e adaptados ao transporte de mercadorias de baixo volume nos grandes centros urbanos, tendo sido projetados para contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos na medida em que promovem a diminuição do congestionamento de trânsito, da emissão de partículas e gases para a atmosfera e do ruído, permitindo as distribuições noturnas.
Integrado no âmbito do 7ª Programa Quadro Europeu, o projeto foi desenvolvido por oito parceiros: Transportes Coletivos do Barreiro, Universidade de Génova, Universidade de Pisa, INRIA (Paris), MAZEL (Madrid), Bremach (Itália), Persico (Itália) e ZTS (Eslováquia). 
A conferência do projeto FURBOT realizou-se no dia 21 de janeiro, no Fórum Barreiro, pelas 14h00. O protótipo do projeto FURBOT está em demonstração, nas instalações dos Transportes Coletivos do Barreiro. A demonstração está aberta ao público, com início às 9h30. O veículo é carregado com material e faz diariamente o trajeto entre os TCB e o Forum Barreiro, até dia 22 de janeiro.